Bolhas são ferimentos que se formam na pele quando ela sofre algum tipo de atrito que provoque um descolamento entre a epiderme e a derme. A bolha inicia com o simples descolamento da pele e pode evoluir para uma bolha com a formação de líquidos na sua parte interna, ou ainda para uma situação com sangramento. Nesse artigo, primeiramente vamos dar dicas para evitar a formação das bolhas e, caso isso não seja possível, na sequência estão dicas de primeiros socorros para saber o que fazer dependendo da gravidade da situação da bolha.
Como prevenir bolhas nos pés
Evite o atrito: O atrito acontece comumente em áreas onde há um osso saliente ou nos dedos. É preciso evitar o atrito entre os próprios dedos, ou entre a meia e o pé, ou o causado por um ponto de contato apertado do calçado. Confere abaixo as dicas para colocar em prática:
– Use mais de uma meia, uma delas bem grudada ao pé: dessa forma, o atrito que ocorreria entre a meia e o pé será apenas entre as meias; – Use meias para trekking, acolchoadas nas partes de maior atrito do pé; – Use meias de tamanho adequado ao seu pé, jamais meias grandes demais; – Nunca realize uma atividade com um calçado novo. O ideal é usá-lo várias vezes antes de levar para uma situação de trilha. – Use vaselina ou Vick Vaporub entre os dedos ou em locais que você percebe que são mais sensíveis à formação de bolhas. Esses produtos “escorregam” e diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos; uma alternativa eficiente; – Use micropore nos dedos do pé ou em outro local que você identifique ser mais sensível para formação de bolhas. Para situações mais extremas enrole os dedos do pé um a um, fazendo uma camada protetora da pele em cada dedo;
Evite o suor
Quando realizamos caminhadas ou atividades físicas no calor, o pé sua. Esse suor acaba molhando a pele e mantendo o pé úmido. Essa umidade, por tempo prolongado, acaba “amolecendo” a pele e deixando ela mais sensível ao atrito. Para evitar:
– Use meias que facilitem a evaporação do suor; há marcas que desenvolvem tecnologias para isso; – Use desodorante para os pés (talco ou spray), isso diminui a umidade que favorece a formação de bolhas; – Use calçados respiráveis, que permitam que seu suor evapore.
A principal dica: saiba como agir para evitar a formação da bolha, mas se isso não for possível, pare ao menor sintoma de desconforto, tire os sapatos, identifique o que está ocasionando a ferida e trate do problema. Quanto antes for identificada a formação da bolha, mais fácil evitar que ela atrapalhe sua aventura.
Tratamento para bolhas
– Bolha em estado inicial: O melhor a fazer é colocar um algodão, uma gaze ou até mesmo um band-aid ou micropore para poder isolar a área machucada;
– Bolha com líquido: Quando a bolha evolui para um estado mais avançado, ela começa a se encher com um líquido transparente. Os médicos especialistas orientam não furar ou estourar a bolha se a mesma não estiver realmente incomodando e você puder manter a área afetada em repouso. No entanto, se ela estiver incomodando muito, você pode drenar o líquido que está dentro da pele. Faça isso com cuidado, não “estoure” ela, apenas faça um furinho, com uma agulha, e ajude o líquido a sair. Jamais remova a pele “solta” que está cobrindo a bolha, ela é um curativo natural que ajudará a manter protegida a pele interna machucada;
– Bolha com sangue: A bolha de sangue acontece quando a lesão formada pelo atrito chega aos vasos sanguíneos superficiais, sem rompimento da epiderme. São, normalmente, formadas por uma pressão forte sobre a pele.
Comments